SOCIEDADE FILARMÓNICA DE ALVORNINHA "TAMBÉM TOCA JAZZ"

Às 11:00
Local de Concerto: TERMINAL RODOVIÁRIO DO OESTE

A Sociedade Filarmónica de Alvorninha foi fundada em 1921, com sede na freguesia e aldeia de Alvorninha e conta atualmente com um grupo muito jovem de músicos, cerca de 35 elementos, na sua maioria com menos de 25 anos de idade.
Ao longo dos anos a Sociedade Filarmónica de Alvorninha tem desenvolvido um conjunto de iniciativas no sentido de melhorar a qualidade musical da sua banda.
Realizaram nos últimos anos dois concertos memoráveis no CCC, em 2012 com a participação do Músico Raúl Mendes e em 2014 “Compassos de Dança”, com a presença de um conjunto de bailarinos do concelho. Promoveram em parceria com a Banda Filarmónica do Xartinho, um intercâmbio entre as duas bandas, que intitularam de “Encontro de Amigos pela Música”.
Recentemente realizaram em parceria com os Cottas Club Jazz Band um concerto na Praça da Fruta das Caldas da Rainha, com a presença de muitos amigos.
A forte aposta desta Banda foi a criação de uma Escola de Música, em 2001, atualmente com cerca de 40 alunos dos 4 aos 80 anos de idade. O seu mais recente projeto foi a criação de aulas de músicas para crianças a partir dos 4 anos de idade, que já lhes proporcionou um convite por parte da Orquestra Metropolitana de Lisboa, com a participação no evento realizado em abril no CCC, intitulado “Música em abril”.
A Filarmónica de Alvorninha associa a temática, sons do Jazz tradicional ao mais contemporâneo.
Interpretando clássicos tais como Glenn Miller e Artie Shaw, dois compositores Americanos incontornáveis do jazz instrumental durante o séc. XX. Integra também na sua programação vários clássicos alusivos ao dixieland, homenageando recentemente o concerto realizado no passado mês de Julho na cidade de Caldas da Rainha com a Banda Cottas Club Jazz Band, agrupamento inspirado nas bandas de jazz da cidade de New Orleans (jazz tradicional/popular). Para finalizar interpreta jazz mais contemporâneo do compositor Otto Schwarz e uma compilação de marcha em swing de Carl Teike, ambos compositores germânicos.
A Filarmónica de Alvorninha conta com convidados especiais para este concerto: Vera Santos no Clarinete e João Salcedas nos Saxofones (solistas).   

 
 

Organização


Principal Parceiro


Parceiros Media





 
 

Apoios


Colaboração