Concerto Estreia BIG JAZZ

Às 17:00

O jazz é, cada vez mais, uma linguagem de referência no estudo da música, devido à sua possibilidade de desenvolvimento colectivo e individual dos Jovens músicos! Estando a ganhar referência no panorama jazzístico, o Caldas Nice Jazz abre aqui horizontes aos músicos locais, também na perspectiva de vir a ter público conhecedor através dos jovens e suas respectivas famílias!

Este concerto é resultado de um Workshop, onde durante 8 dias se trabalhou em formato de orquestra de jazz alargada, estilo Big Band, como base para a formação individual e sobretudo colectiva, culminando num espetaculo de encerramento para apresentação pública do trabalho realizado, também como forma de estimular a comunidade a assistir e participar nas restantes actividades do Festival.

Aliada à experiência do Maestro Adelino Mota nesta área, responsável pelo colectivo, serão convidados músicos/professores de Jazz de referência nacional, valorizando a participação dos intervenientes.

Formadores

O responsável pela formação e o orientador das actividades colectivas, será o Maestro Adelino Mota.
Foram convidados músicos/professores de Jazz de referência nacional, de vários instrumentos para o melhor entendimento e desenvolvimento da linguagem jazzística e técnicas de improvisação. Teremos como convidados:

Daniel Bernardes, Mestrando em piano de jazz na Escola Superior de Música de Lisboa:
Abordará vários temas harmónicos (formação de acordes, estruturas e progressões harmónicas e improvisação), temas necessários a todos os músicos e não só aos pianistas. Trabalhará ainda com os pianistas sobre técnica de instrumento e com a secção rítmica em geral.

João Capinha, Mestre em saxofone de Jazz na Escola Superior de Música de Lisboa:
Trabalhará com todos os instrumentistas sobre construção de fraseado na improvisação e desenvolvimento de linguagem. Fará também trabalho de fraseado com os sopros e específico sobre técnica com os saxofonistas e restantes madeiras.

Claus Nymark, Trombonista, professor no Curso de Jazz da Universidade de Évora:
Trabalhará com todos os instrumentistas sobre construção de fraseado na improvisação e desenvolvimento de linguagem. Fará também trabalho de fraseado com os sopros e específico sobre técnica com os metais.

André de Sousa Machado, Baterista, professor no Curso de Jazz na Escola Superior de Música de Lisboa:
Focará o seu trabalho nos aspectos rítmicos de todo o ensemble e estruturas de temas. Fará trabalho específico com os bateristas e restante secção rítmica.

Joana Rios, Licenciada em canto de jazz pela Escola Superior de Música de Lisboa:
Fará trabalho específico com as vozes, na escolha e aconselhamento dos temas e técnicas de canto e improvisação.

 

Bilhetes: 1€

Outros Concertos

Às 16:00

Spectral Songs é o novo projecto do contrabaixista João Hasselberg.

Hasselberg vai apresentar este projecto em Portugal, Espanha e na Escandinávia no próximo Outono, juntamente com Rudolfs Macats (Letónia), Jedrzej Lagodzinski (Polónia) e Simon Albertsen (Noruega). (...)

Organização


Principal Parceiro


Parceiros Media





 
 

Apoios


Colaboração