A TODA A CORDA - CONVERSAS À VOLTA DO JAZZ

Às 17:00

A TODA A CORDA!

OS PRIMEIROS DISCOS DE JAZZ
NO PORTUGAL DOS LOUCOS ANOS 20

Projeto:João Moreira dos Santos
Voz e Guitarra: Cláudio Alves

Que discos de Jazz ouviam os portugueses nos loucos anos 20?

Para responder a esta pergunta, João Moreira dos Santos, historiador e autor do programa diário «Jazz A2» (Antena 2),
e Cláudio Alves, na voz e na guitarra, vão interagir com uma grafonola mecânica (a corda) e uma dúzia de velhinhos discos de 78 rotações. Entre os autores dessas primeiras obras jazzísticas, que embalaram a sociedade durante um período de excessos, de liberdades e de transgressões, encontravam-se Eddie Condon, Frank Teschemacher, Jelly Roll Morton, Sophie Tucker, Paul Whiteman e muitos outros, cuja memória se desvaneceu.

Única em Portugal, esta sessão recupera os recitais de gramofone que se realizavam nos anos 1920, nomeadamente, em Lisboa, no cinema Tivoli, mas também em Coimbra e no Funchal, acrescentando-lhe um surpreendente toque de originalidade e inovação. Este último é assegurado pelo facto de Cláudio Alves misturar a sua voz e guitarra com alguns dos discos que vão tocar na grafonola, dando-lhes continuidade num estilo mais contemporâneo.

A par da música, há muitas estórias curiosas para partilhar com o público a propósito dos primeiros tempos do Jazz em Portugal e de como a sociedade e os líderes de opinião (políticos, jornalistas, clérigo) reagiram a este género musical, por vezes com extrema violência verbal.

No final, o público é convidado a dançar ao som do Jazz dos loucos anos 20, dispondo de uma refeição servida à moda da época.

 

João Moreira dos Santos

 

.


Espetáculo para maiores de 6 anos