O material é inovador e futurista no que respeita à liberdade musical e inventividade, mas ao mesmo tempo é clara a ligação à quietude e à terrena sensualidade dos anteriores, e extraordinariamente bem-sucedidos, álbuns em trio de Tord.
Neste mais recente disco, volta a abraçar e de forma paradoxal o som cheio e a simplicidade dos ‘Nordic Blues’ – que tanto apaixonou o público no álbum estreia de Gustavsen (‘Changing Places’, 2003) – lado a lado com paisagens harmónicas abertamente impressionistas e um ambiente geral poético e meditativo. ‘The Other Side’ apresenta sete das composições originais de Tord em diálogo com os antigos hinos escandinavos e três impressionantes versões dos Corais de J.S. Bach.
Tord Gustavsen realizou longas digressões com seu trio, quarteto e formações alternativas nos EUA, Canadá, Reino Unido, França, Alemanha e Noruega. Marcou presença em grandes festivais em vários outros países incluindo Austrália, Brasil, Japão, Coreia, Turquia, Itália, Espanha, Portugal e Polónia; e recebeu diversos prémios da crítica especializada.
Seleção referências de Imprensa:
- ‘Uma trilogia [que] poderia ser o documento de jazz mais essencial dos últimos dez anos. Sublime.’ The Independent
- ‘uma gravação de incrível beleza ... atrai o ouvinte de maneira tão completa - fazendo-nos apreciar cada nota, cada pequeno gesto, no seu todo etéreo e cintilante ... nada menos que mágico.’ Downbeat (4,5****)
- ‘...uma deliciosa colagem de temas religiosos em batidas hipnóticas e delicadas’. The Guardian
- ‘cada nota surge no seu perfeito lugar’. The Times