Tord Gustavsen Trio

This is music that sings, at once gentle and robust. Lyrical, immediately memorable songs, songs of an appealing freshness, yet sophisticated in their involvement with the melodic line. All About Jazz

Com 5 álbuns editados, o compositor e pianista Tord Gustavsen, regressa a Portugal para apresentar no festival Caldas Nice Jazz o aclamado último trabalho do seu trio ‘The Other Side’.

Depois de explorar outras bem sucedidas formações, com particular destaque para o quarteto com o qual editou dois álbuns, ‘The Other Side’ (ECM Records) representa o regresso de Tord Gustavsen ao trio instrumental, formato clássico que levou a sua música a um amplo público internacional.

Tord Gustavsen Trio

O material é inovador e futurista no que respeita à liberdade musical e inventividade, mas ao mesmo tempo é clara a ligação à quietude e à terrena sensualidade dos anteriores, e extraordinariamente bem-sucedidos, álbuns em trio de Tord.

Neste mais recente disco, volta a abraçar e de forma paradoxal o som cheio e a simplicidade dos ‘Nordic Blues’ – que tanto apaixonou o público no álbum estreia de Gustavsen (‘Changing Places’, 2003) – lado a lado com paisagens harmónicas abertamente impressionistas e um ambiente geral poético e meditativo. ‘The Other Side’ apresenta sete das composições originais de Tord em diálogo com os antigos hinos escandinavos e três impressionantes versões dos Corais de J.S. Bach.

Tord Gustavsen realizou longas digressões com seu trio, quarteto e formações alternativas nos EUA, Canadá, Reino Unido, França, Alemanha e Noruega. Marcou presença em grandes festivais em vários outros países incluindo Austrália, Brasil, Japão, Coreia, Turquia, Itália, Espanha, Portugal e Polónia; e recebeu diversos prémios da crítica especializada.

Seleção referências de Imprensa:

  • ‘Uma trilogia [que] poderia ser o documento de jazz mais essencial dos últimos dez anos. Sublime.’ The Independent
  • ‘uma gravação de incrível beleza ... atrai o ouvinte de maneira tão completa - fazendo-nos apreciar cada nota, cada pequeno gesto, no seu todo etéreo e cintilante ... nada menos que mágico.’ Downbeat (4,5****)
  • ‘...uma deliciosa colagem de temas religiosos em batidas hipnóticas e delicadas’. The Guardian
  • ‘cada nota surge no seu perfeito lugar’. The Times
© 2012 - • Culturcaldas - Associação de Produção Gestão e Desenvolvimento Cultural • Todos os direitos reservados
Powered by [dp]Soluções