JOÃO BARRADAS & JOÃO PAULO ESTEVES DA SILVA QUARTETO

Projecto que une duas gerações diferentes de músicos portugueses com João Barradas no acordeão e João Paulo Esteves da Silva ao piano.

João Barradas é um dos jovens acordeonistas mais reconhecidos da Europa.

Desdobrando-se entre o erudito e a música improvisada e com dois títulos de “Campeão do Mundo” em 2007 e 2010 é o vencedor das mais prestigiadas competições internacionais, tais como: Coupe Mondiale de Acordeão (CIA), Troféu Mundial de Acordeão (CMA), Concurso Internacional Citta Di Castelfidardo (Itália), Okud Istra International Competition (Croácia) entre outras. João Barradas conta com mais de trinta 1os Prémios em competições nacionais e internacionais.

Apontado em 2013 por Cory Pesaturo, acordeonista incontornável do Jazz Americano, como “O jovem acordeonista a seguir nos próximos anos”.

João Paulo Esteves da Silva é uma das figuras mais importantes no Jazz Português. A sua influência é visível em gerações e gerações de músicos portugueses e europeus. Ao longo dos anos são inúmeras as colaborações, em concertos e discos, com músicos nacionais e estrangeiros. De destacar particularmente os trabalhos com Ricardo Rocha, Carlos Bica, Cláudio Puntin, Jean-Luc Fillon, Peter Epstein, Ricardo Dias, Dennis Gonzalez no campo da música instrumental; e também as parcerias com cantores e cantoras, Vitorino, Sérgio Godinho, Filipa Pais, Ana Brandão, Maria Ana Bobone, Cristina Branco, entre outros.

Desde 2009 que lecciona na licenciatura em Jazz da Escola Superior de Música de Lisboa.

Este encontro vai ser moldado por música original de João Barradas e João Paulo Esteves da Silva criada e rearranjada para esta formação.

Com estes dois músicos estará uma das secções rítmicas jovens mais requisitadas do momento - o agrupamento dos laureados do Prémio Jovens Músicos 2013: André Rosinha no contrabaixo e Marcelo Araújo na bateria.

André Rosinha estudou no Conservatório Nacional , Hot Clube de Portugal e actualmente na Escola Superior de Música de Lisboa. Ganhou por duas vezes o Prémio de Melhor Grupo da Festa do Jazz do Teatro S. Luiz. Apresenta-se regularmente com : Paula Oliveira, Júlio Resende, Bruno Pedroso, Lars Arens.

Marcelo Araújo é um baterista e compositor ecléctico que consegue absorver a música, transforma-la, e partilhá-la com os outros como se de uma conversa se tratasse. Em 2013 recebe o Prémio de Melhor Instrumentista e Melhor Grupo na Festa do Jazz do Teatro S. Luiz. É um dos mais requisitados jovens músicos do nosso país.

Ficha Tecnica:

João Barradas - Acordeão

João Paulo Esteves da Silva - Piano e acordeão

André Rosinha - Contrabaixo

Marcelo Araújo - Bateria